quarta-feira, 3 de junho de 2015

CARTA DE SOLICITAÇÃO DE RESPOSTA ENVIADA À UNIVESP

Prezados responsáveis pela Univesp,

         No dia 21.05.15 foi-lhes enviado um e-mail, que pode ser relido logo abaixo. Contudo, até hoje, 01.06.15, não recebemos nenhum retorno. Como imaginamos que nossa organização seja de interesse coletivo e pretendemos buscar a devida qualidade do ensino junto a todos, pedimos um posicionamento oficial em relação ao mesmo. Gostaríamos de receber, ao menos, uma resposta ao que foi enviado. Reiteramos o convite para que um representante oficial participe de alguma reunião ordinária do CA, as quais ocorrem às quartas-feiras, às 21:00, pelo Skype, sendo necessário o envio de um e-mail para inclusão no grupo. Solicitamos que nos informem a melhor maneira de exercermos o nosso direito de manifestar opiniões em relação ao curso de Engenharia. Informamos ainda, que os representantes dos polos junto ao CA encaminharão esses dizeres a todos os alunos para que os mesmos possam ter ciência de todos os passos que estão sendo dados.

Continuamos aguardando vosso posicionamento!

Atenciosamente,


Centro Acadêmico dos Alunos de Engenharia da Univesp


E-mail enviado em 21.05.15:


Prezados responsáveis pela Univesp,

Essa mensagem é destinada a vocês com a intenção de comunicar que o curso de Engenharia da Univesp possui oficialmente um Centro Acadêmico. Informamos que o surgimento dessa entidade foi motivado pelos inúmeros e recorrentes acontecimentos que não condizem com aquilo que é esperado de uma instituição de ensino, principalmente sendo ela dotada de caráter público. Em conformidade com algumas realidades que são vistas e noticiadas, sabemos que, por vezes, a relação entre alunos e instituições de ensino são pautadas por conflitos, tensões e desentendimentos. Gostaríamos de explicitar que tais aspectos em nenhum momento foram incentivados em nossas reuniões e certamente não fazem parte do rol de intenções que norteiam as ações desse grupo. Nesse primeiro contato, queremos deixar claro que nossa intenção é amigável, informamos que em nossas reuniões sempre foi exposto que o trato com a Univesp seria orientado pela educação, pela cordialidade e solução pacífica dos conflitos. Queremos ser ouvidos pela(s) pessoa(s) certa(s), para que assim as nossas aflições e o nosso descontentamento possam ser compreendidos. Como é do conhecimento de todos, um CA é um grupo representativo e legitimado a agir em nome de todos os alunos, e nesse sentido, iniciamos nossos trabalhos trazendo até vocês duas solicitações e apresentando tópicos que são pautas recorrentes nas conversas entre os alunos:

Solicitações:

·  Queremos falar com a(s) pessoa(s) responsável(is) pelo curso de Engenharia da Univesp. As reuniões ordinárias do CA ocorrem às quartas às 21:00 e aos sábados às 18:00, pelo Skype. Assim, pedimos que nos informem com quem devemos falar e se tal(is) pessoa(s) pode(m) comparecer em algum dos dias e horários mencionados. Em caso afirmativo, favor informar qual o melhor dia e horário. Em caso negativo, pedimos que informem como podemos manter essa conversa;
·  Solicitamos a criação de um e-mail institucional para o CA, com possibilidade de envio de mensagens a todos os alunos.

Tópicos que são recorrentes nas conversas entre os alunos:

·  aulas mais didáticas, explicativas e detalhadas;
·  aulas com duração de aproximadamente 30 minutos para que assim os professores possam ter mais tranquilidade na transmissão do conhecimento;
·  aumento no número de aulas semanais para que, em estrita ligação com o tópico anterior, os professores possam ter mais tempo e tranquilidade para desempenharem o processo de ensino;
·  aulas com exercícios resolvidos;
·  sabemos que o espaço de perguntas e respostas das vídeo-aulas serve para motivar e aprimorar o processo de conhecimento, mas isso não é suficiente para efetivamente esclarecer as inúmeras dúvidas que existem. O ensino da matéria de Cálculo, por exemplo, já encontra inúmeras dificuldades quando é possível a interação aluno-professor, agora tentem vislumbrar a dificuldade em ter que escrever uma dúvida sobre essa matéria. Complicado não é mesmo? Esse espaço disponibilizado tem validade, mas não é dotado de plena eficácia. Solicitamos a criação de um meio eficiente para o esclarecimento de dúvidas, no qual os alunos possam interagir, falando e ouvindo em tempo real, e não simplesmente escrevendo. O que é praticado atualmente limita de forma “monstruosa” o processo de aquisição do conhecimento;
·  adequação da prova ao tempo destinado à realização da mesma ou adequação do tempo destinado à realização da prova. Se não for possível alterar o tempo, então que possam avaliar a possibilidade de dividi-la, sendo aplicada em mais de um dia de aula presencial;
·  disponibilizar monitor, com conhecimento da matéria, que possa auxiliar os alunos dentro do perguntas e respostas;
·  maior atenção na elaboração da lista de exercícios, evitando correções futuras como ocorreu nas aulas de Cálculo e Expressão Gráfica;
·  Indicação de livro texto para cada disciplina e menção no andamento das aulas de onde se encontra o trecho utilizado, além de atrelar o exame final ao livro texto;
·  Solicitamos que seja repensada a forma como o PI está sendo aplicado, pois está sendo difícil perceber como a integração entre as disciplinas ocorre, o PI deveria vir mais detalhado e com maiores orientações sobre como fazer possíveis integrações;
·  criar mecanismos que meçam efetivamente o desempenho de cada membro que compõe o grupo do PI, pois é recorrente a reclamação de que alguns estão recebendo boas notas às custas dos demais. Propomos que a avaliação individual do grupo tenha maior peso na composição da nota, visto que não existe ninguém mais habilitado a avaliar o desempenho do que os próprios membros que compõem determinado grupo do Projeto Integrador;
·  rever o modo que os portfólios são pedidos e avaliados;
·  Estender o tempo de estudo para as provas;
·  Bibliotecas abertas nos horários que os cursos são oferecidos e com todos os livros textos disponíveis em quantidade adequada.


   Por favor, aproveitem que a Univesp é uma universidade relativamente nova e criem nesses fundamentos iniciais a concepção de uma qualidade de ensino que vai além das palavras e que se comprove na prática. Pedimos que façam da Univesp um centro de referência em educação. Isso é possível! A Univesp é dirigida por pessoas inteligentes e capazes que conseguiram por meio do mérito estarem onde estão, utilizem essa inteligência para fazer dela algo maravilhoso de ser visto, um exemplo de competência a ser seguido e imitado, contemplando o ensino, pesquisa e extensão como as demais universidades públicas.

Atenciosamente,




Centro Acadêmico dos Alunos de Engenharia da Univesp

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