quinta-feira, 21 de maio de 2015

CARTA ENVIADA À UNIVESP


Prezados responsáveis pela Univesp,


Essa mensagem é destinada a vocês com a intenção de comunicar que o curso de Engenharia da Univesp possui oficialmente um Centro Acadêmico. Informamos que o surgimento dessa entidade foi motivado pelos inúmeros e recorrentes acontecimentos que não condizem com aquilo que é esperado de uma instituição de ensino, principalmente sendo ela dotada de caráter público. Em conformidade com algumas realidades que são vistas e noticiadas, sabemos que, por vezes, a relação entre alunos e instituições de ensino são pautadas por conflitos, tensões e desentendimentos. Gostaríamos de explicitar que tais aspectos em nenhum momento foram incentivados em nossas reuniões e certamente não fazem parte do rol de intenções que norteiam as ações desse grupo. Nesse primeiro contato, queremos deixar claro que nossa intenção é amigável, informamos que em nossas reuniões sempre foi exposto que o trato com a Univesp seria orientado pela educação, pela cordialidade e solução pacífica dos conflitos. Queremos ser ouvidos pela(s) pessoa(s) certa(s), para que assim as nossas aflições e o nosso descontentamento possam ser compreendidos. Como é do conhecimento de todos, um CA é um grupo representativo e legitimado a agir em nome de todos os alunos, e nesse sentido iniciamos nossos trabalhos trazendo até vocês duas solicitações e apresentando tópicos que são pautas recorrentes nas conversas entre os alunos:

Solicitações:

  • Queremos falar com a(s) pessoa(s) responsável(is) pelo curso de Engenharia da Univesp. As reuniões ordinárias do CA ocorrem às quartas às 21:00 e aos sábados às 18:00, pelo Skype. Assim, pedimos que nos informem com quem devemos falar e se tal(is) pessoa(s) pode(m) comparecer em algum dos dias e horários mencionados. Em caso afirmativo, favor informar qual o melhor dia e horário. Em caso negativo, pedimos que informem como podemos manter essa conversa;
  • Solicitamos a criação de um e-mail institucional para o CA, com possibilidade de envio de mensagens a todos os alunos.

Tópicos que são recorrentes nas conversas entre os alunos:

  • aulas mais didáticas, explicativas e detalhadas;
  • aulas com duração de aproximadamente 30 minutos para que assim os professores possam ter mais tranquilidade na transmissão do conhecimento;
  • aumento no número de aulas semanais para que, em estrita ligação com o tópico anterior, os professores possam ter mais tempo e tranquilidade para desempenharem o processo de ensino;
  • aulas com exercícios resolvidos;
  • sabemos que o espaço de perguntas e respostas das vídeo-aulas serve para motivar e aprimorar o processo de conhecimento, mas isso não é suficiente para efetivamente esclarecer as inúmeras dúvidas que existem. O ensino da matéria de Cálculo, por exemplo, já encontra inúmeras dificuldades quando é possível a interação aluno-professor, agora tentem vislumbrar a dificuldade em ter que escrever uma dúvida sobre essa matéria. Complicado não é mesmo? Esse espaço disponibilizado tem validade, mas não é dotado de plena eficácia. Solicitamos a criação de um meio eficiente para o esclarecimento de dúvidas, no qual os alunos possam interagir, falando e ouvindo em tempo real, e não simplesmente escrevendo. O que é praticado atualmente limita de forma “monstruosa” o processo de aquisição do conhecimento;
  • adequação da prova ao tempo destinado à realização da mesma ou adequação do tempo destinado à realização da prova. Se não for possível alterar o tempo, então que possam avaliar a possibilidade de dividi-la, sendo aplicada em mais de um dia de aula presencial;
  • disponibilizar monitor, com conhecimento da matéria, que possa auxiliar os alunos dentro do perguntas e respostas;
  • maior atenção na elaboração da lista de exercícios, evitando correções futuras como ocorreu nas aulas de Cálculo e Expressão Gráfica;
  • Indicação de livro texto para cada disciplina e menção no andamento das aulas de onde se encontra o trecho utilizado, além de atrelar o exame final ao livro texto;
  • Solicitamos que seja repensada a forma como o PI está sendo aplicado, pois está sendo difícil perceber como a integração entre as disciplinas ocorre, o PI deveria vir mais detalhado e com maiores orientações sobre como fazer possíveis integrações;
  • criar mecanismos que meçam efetivamente o desempenho de cada membro que compõe o grupo do PI, pois é recorrente a reclamação de que alguns estão recebendo boas notas às custas dos demais. Propomos que a avaliação individual do grupo tenha maior peso na composição da nota, visto que não existe ninguém mais habilitado a avaliar o desempenho do que os próprios membros que compõem determinado grupo do Projeto Integrador;
  • rever o modo que os portfólios são pedidos e avaliados;
  • Estender o tempo de estudo para as provas;
  • Bibliotecas abertas nos horários que os cursos são oferecidos e com todos os livros textos disponíveis em quantidade adequada.

Por favor, aproveitem que a Univesp é uma universidade relativamente nova e criem nesses fundamentos iniciais a concepção de uma qualidade de ensino que vai além das palavras e que se comprove na prática. Pedimos que façam da Univesp um centro de referência em educação. Isso é possível! A Univesp é dirigida por pessoas inteligentes e capazes que conseguiram por meio do mérito estarem onde estão, utilizem essa inteligência para fazer dela algo maravilhoso de ser visto, um exemplo de competência a ser seguido e imitado, contemplando o ensino, pesquisa e extensão como as demais universidades públicas.

Atenciosamente,



Centro Acadêmico dos Alunos de Engenharia da Univesp

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